Descrição enviada pela equipe de projeto. A loja integra um conjunto habitacional projetado no final dos anos 60, numa composição que revela um modernismo tardio. O espaço existente dividia-se em duas zonas distintas: um piso amplo ao nível térreo e uma sobreloja com vista para o espaço principal e para o logradouro existente a norte.
O espaço UNYC resulta da fusão do programa pretendido com a procura de um ponto de equilíbrio entre uma ideia de espaço masculino e feminino. A loja e a sobreloja representam ambientes diferentes, que se fundem no centro, resolvendo-se na escada e na transição entre pisos, a complexidade da ligação entre os diferentes materiais e texturas. A zona central assume o protagonismo, não apenas pelo seu pé-direito imponente, mas também por ser o elemento agregador dos restantes espaços. É aqui que surge a grande mesa: uma peça funcional e simbólica, com uma presença intencionalmente incontornável e que materializa aquilo que se pretende para este espaço.
A montra assume um papel relevante na relação que se estabelece entre o interior da loja e o espaço urbano. A cortina imponente mas translúcida, que ora revela, ora esconde, traduz a essência deste espaço: um lugar de encontro e intimidade.